1ª Aula: foi iniciada relatando os diversas formas de comunicar, ou seja, diversos tipos de linguagem: gestual, verbal, escrita, visual. Foi dada ênfase principalmente a linguagem corporal sendo citados vários exemplos de como o corpo fala. Foi comentado sobre algumas questões: como gestos influenciam no comportamento e personalidade?
Que a forma de andar e movimentar se reflete diretamente na personalidade das pessoas ou que se sente no momento.
Dê alguns exemplos de gestos e explicar que comportamento eles possuem.
Ficar pálido com olhos arregalados e tremendo --- medo
Ficar agitado coçando a cabeça – preocupado
Ficar olhando para baixo peito para dentro --- deprimido.
Foi solicitado pela professora Eliana uma pesquisa sobre as meninas lobas da índia e o menino lobo.
AMALA E KAMALA: AS MENINAS LOBO
Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família(?) de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos.
Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativa e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.
Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinqüenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outra com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples”.
MENINO LOBO DA RÚSSIA
Os médicos que atenderam o menino disseram chocados que ele foi encontrado vivendo em uma alcatéia nas remotas florestas de Kalunga – região central da Russia.O porta-voz da polícia afirmou que “ele é claramente perigoso para outras pessoas”. Segundo o porta-voz, o menino “tem hábitos exatamente iguais aos dos lobos com os quais convive, porque ele tem dentes longos e afiados e pode dilacerar uma pessoa com dentadas”.
Acredita-se que o menino tenha aproximadamente dez anos de idade, mas segundo os testes que foram feitos no dia de sua captura indicam que ele tenha bem mais. O menino parecia ser inteligente, mas não sabe falar russo nem outra linguagem qualquer. Isso levou os pesquisadores a suporem que ele esteve vagando pelas florestas vivendo como um animal por muitos anos.
Casos deste tipo não são incomuns. Na própria Russia existem casos de crianças “mowgli” abandonadas por seus pais que são adotadas como filhotes por lobas e passam a integrar a alcatéia.
O menino se movia com as pernas flexionadas (de 4). De acordo com Tvoi Den “ele estava correndo de 4 com os animais e procurando por comida”.
Os moradores de vilarejos do interior nas proximidades do local encontraram a ” criatura selvagem” em um abrigo feito de folhas e gravetos num local com temperaturas congelantes. Eles disseram a policia que o garoto se chama Lyokha, mas este é um nome que eles deram para o garoto e não seu nome real, que ainda é desconhecido.
“Ele estava sujo, com fome e parecia ter tido um dia bem duro” disse o porta-voz da polícia. “Por isso o trouxemos para a clínica em Moscou”.
“Foi simplesmente inacreditável. Ele não reagia quando nós o chamávamos”. Os médicos deram-lhe roupas e disseram que ele abaixou-se de 4 e passeou pelo seu quarto, saltando sobre seu alimento, e devorando tudo com sofreguidão, tal qual um animal e suas unhas em seus pés pareciam-se com garras.
Após 24 horas, o menino lobo enganou a segurança da clínica e escapou. Ele está agora a sendo caçado na região de Moscou.
“Nós nem sequer conseguimos completar os exames médicos. Nós só conseguimos dar-lhe um banho, cortamos suas unhas e tiramos um pouco de sangue para outros testes”, disse um médico.
“É bem possível que ele seja perigoso por seus problemas psicológicos, mas também é uma fonte potencial de vírus e infecções.”
2ª aula: foi comentado sobre o comportamento das pessoa que passaram por essa experiência e que na sua maioria não sobreviveram, foram discutidas essas possíveis razões dentre as quais a mais importante é o fator social: o ser humano é um ser social. Essas pessoas encontravam-se tão adaptadas ao ambiente que viviam que ao ser retirado de seu lar chocaram a muitos com o seu comportamento mais próximos a animais do que a humanos comuns, e com o processo de resocialização não suportaram as diferenças e faleceram. Ainda nesta aula foi abordado conceitos de neurolinguistica que com palavras simples se trata de uma ciência nova que estuda como o bom uso das palavras podem influenciar no comportamento das pessoas. E para complementar os casos citados anteriormente a professora Eliana pediu que fosse feita outra pesquisa, agora sobre o enigma de kaspar hauser.
A HISTÓRIA DE KASPAR HAUSER
O menino Kaspar Hauser apareceu pela primeira vez numa praça de Nuremberg, em maio de 1828. Era um estranho: ninguém sabia quem era ou de onde vinha. Trazia uma carta de apresentação anônima para o capitão da cavalaria local, contando que fora criado sem nenhum contato humano, em um porão, desde o nascimento até aquela idade (provavelmente 15 ou 16 anos) e pedindo que fizessem dele um cavaleiro como fora seu pai.Ficou-se sabendo mais tarde (quando K. Hauser aprendeu a falar) que uma pessoa, que ele não conheceu, tratava dele enquanto esteve isolado, deixando-lhe alimentos enquanto ele dormia.
Acolhido na casa de um professor que se ocupou de iniciar sua socialização, é assassinado em 1833 (o filme de Werner Herzog sugere que K. Hauser foi assassinado pelo próprio pai).
Quando apareceu em Nuremberg, o garoto não entendia nada do que lhe diziam; sabia falar apenas uma frase: "quero ser cavaleiro" e não sabia andar direito. Parecia um menino dentro de um corpo adolescente. Seu comportamento estranho para os padrões sócio-culturais estabelecidos, causava um misto de espanto e interesse. Era visto como um "garoto selvagem," apesar de demonstrar ser dócil, simples e gentil. Possuía algumas habilidades peculiares interessantes, descritas tanto no filme de Herzog, quanto na obra de Masson: conseguia enxergar muito longe, no escuro, e sabia tratar os animais, principalmente os pássaros. Ao mesmo tempo tinha medo de galinhas e fugia delas aterrorizado. Numa das cenas, atraído pela chama de uma vela, colocava seu dedo no fogo e, ao sentir dor, aprende que a chama queima.
Graças à sua curiosidade infantil e memória notável, aprendeu várias coisas muito depressa.
Kaspar Hauser tornou-se uma espécie de atração por sua história de vida diferente. Todas as pessoas da cidade queriam vê-lo. O filme de Herzog mostra, em uma das cenas, K. Hauser junto com outros indivíduos, tidos como anormais (um anão, um índio e uma criança autista), em exposição num circo.
Um ano depois de ter chegado a Nuremberg, foi ferido e recebeu um grande corte na fronte. Em dezembro de 1833, recebeu outro ferimento que lhe seria fatal. Herzog sugere, em seu filme, que os dois ferimentos sofridos por K. tentativas de assassiná-lo. Masson diz, em seu livro, que em dezembro de 1833, K. Hauser foi atraído para uma emboscada, com a promessa de receber informações sobre seu nascimento. No local, em vez disso, recebeu uma facada no peito, morrendo três dias depois.
Muitas foram as hipóteses levantadas para explicar o fato de Kaspar Hauser ter sido criado no isolamento. Dentre essas hipóteses há duas explicações principais:
· a primeira diz que Kaspar Hauser seria um mendigo espertalhão que fingia ser pobre de espírito para atrair a simpatia alheia. Dentro dessa visão, ele próprio teria se ferido para atrair mais atenção, ao perceber que o interesse dos outros por sua figura estava diminuindo.
· a segunda explicação trabalha com a hipótese de que Kaspar Hauser seria neto de Napoleão Bonaparte.
O livro de Masson (1997) oferece documentação variada sobre esta segunda hipótese, argumentando que a filha adotiva de Napoleão, Stéphanie de Beauharnais, tinha-se casado com Karl, duque de Baden e, em 1812, ambos tiveram um filho a quem ela teria dado o nome de Gaspard. No entanto, Luise, a madrasta de Karl, segunda mulher de seu pai, querendo garantir para seu próprio filho a herança do trono de Baden, trocou o filho de Karl e Stéphanie por uma criança doente que morreu logo depois.
O herdeiro saudável foi posto a pão e água em um calabouço, atendido por um homem cujo rosto ele nunca via. Passava seu tempo dormindo ou brincando com um cavalinho de pau. Quando chegou perto da adolescência, o homem que cuidava dele levou-o para Nuremberg.
A fama que começou a granjear preocupou os conspiradores, a tal ponto, que recrutaram um inglês, o Conde de Stanhope, para aproximar-se do garoto, fingindo ser um amigo que queria protegê-lo. Segundo Masson, teria sido Stanhope o responsável pelas duas tentativas de assassinar Kaspar Hauser; na verdade, o crime nunca foi esclarecido.
Porém, a tese de Masson de que Kaspar Hauser seria um príncipe perdido foi refutada por um exame de DNA, cujo resultado, revelado em abril de 1997, na Alemanha, mostra que Kaspar Hauser não era herdeiro do trono de Baden, como se acreditava.2
Dois institutos forenses da Alemanha compararam restos de sangue achados na roupa de Kaspar Hauser com o sangue de duas mulheres da dinastia de Baden, ainda vivas. Ficou provado, então, que Kaspar Hauser não pertencia a essa linhagem - e o enigma foi retomado.
3ª aula: foi ensinado sobre os conceitos e principais características e diferenças entre resumo e resenha. E foi mostrado dois vídeos que comentavam sobre a motivação e a vontade de chegar a um objetivo.
RESENHA
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.Toda resenha deve conter uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação das principais idéias do autor;
- deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista;
- deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no item acima.
Exigências de forma
- deve ser pequena, ocupando geralmente até três laudas de papel A4 com espaçamento duplo;
- texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo);
- deve sempre indicar a obra que está sendo resenhada.
Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
RESUMO
Resumo nada mais é do que um texto reduzido a seus tópicos principais, sem a presença de comentários ou julgamentos. Um resumo não é uma crítica, assim como a resenha o é; o objetivo do resumo é informar sobre o que é mais importante em determinado texto.resumir um texto significa condensá-lo a sua estrutura essencial sem perder de vista três elementos:
- As partes essenciais do texto;
- A progressão em que elas aparecem no texto;
- A correlação entre cada uma das partes.
Se o texto que estamos resumindo for do tipo narrativo, devemos prestar atenção aos elementos de causa e sequências de tempo; se for descritivo, nos aspectos visuais e espaciais; caso o texto for dissertativo, é bom cuidar da organização e construção das idéias.
Ainda nesta aula para exercitarmos o conhecimento sobre resenha, assistimos dois vídeos que falavam de motivação e resenharemos sobre eles.
vídeo-clip da música Segredos do Frejah
O vídeo clip mostra o personagem animado frejah que interpreta a música segredos, buscando de todas as formas encontrar um amor que ele ainda não encontrou um que seja mais que os amores passados e para isso o mesmo inicia seu planejamento em direção a Lua para alcançar o que deseja e depois de passar por muitos planejamentos , estudos , por muitas falhas e erros finalmente consegue chegar ao objetivo,mais não se sentindo satisfeito volta a planejar o seu retorno a terra. O Autor nos passa mostrar a odisséia do ser humano quando quer chegar ao seu objetivo, e até chegar ao que almeja encontra muitos obstáculos, muitas falhas e como a exemplo da personagem não se pode desistir, deve-se continuar planejando melhores maneiras de chegar até o objetivo final. O que não acontece com todos, muitos ficam pelo meio do caminho outros nem sequer dão inicio os seus planos. E no final do vídeo-clip é mostrado também que muitas vezes ao chegar ao que se acredita ser o ponto de chegada, na verdade é apenas o ponto de partida. Pois nunca estamos contente com nossas conquistas e sempre queremos mais. Airton de Araújo Sousa – 2SIVA- Português Instrumental.
vídeo 2- Extraterrestres
Este vídeo mostra uma animação de alguns extraterrestres que tentam de várias formas se comunicar com os seres humanos para isso eles estabelecem todo um planejamento e estudo do que eles entendem ser a cultura humana. Quando chegam ao planeta terra encontram diversas dificuldades e logo são ignorados pelos humanos, retornando ao seu planeta natal restabelecem uma nova estratégia. Objetivo do autor foi passar mensagem de que assim como os extraterrestres mostrado no vídeo nós também temos objetivos e para alcançá-los deveremos ter uma estratégia e um plano de ação adquirido através de um estudo. E que muitas vezes com todo esse aparato de informações não é suficiente para chegarmos ao que almejamos. Mostra também que não podemos desistir de nossos objetivos que nem sempre é tão fácil, mas, se de uma forma não estar dando certo, mudaremos a estratégia até conseguir o esperado, e devendo para isso se flexível às nossas convicções e humildes para entender que estamos no caminho contrário e que deveremos mudar nosso foco na direção certa, mesmo que para isso tenhamos que enfrentar obstáculos e dificuldades que de início pareça maiores que nós. Airton de Araújo Sousa – 2SIVA- Português Instrumental.
4ª Aula: a professora pediu as resenhas dos vídeos e mostrou mais dois vídeos para exercitarmos ainda mais a resenha.
Aldeia dos moinhos d’água- sonhos de Akira
Esse vídeo mostra uma aldeia cujos seus moradores vivem de acordo direto com a natureza sem necessitarem de tecnologias modernas como luz, internet, veículos motorizados e etc... nessa aldeia os costumes e as pessoas são respeitados. Um viajante ao conversar com um morador lhe é explicado porque a natureza é importante e respeitá-la faz parte de nossas vida, o viajante fica admirado pois em um lugar tão simples e paradisíaco algumas regras básicas de convivencia e respeito são tão bem executadas e no seu mundo moderno são tão dificieis de serem aplicadas. Outro ponto marcante é a passagem de conhecimento e de costumes de geração a geração e a celebração da morte,pois para aqueles aldeões morrer velho é sinal de alegria e no seu funeral é comemorado e agradecido tal alegria. O viajante segue seu cominho mais entende a mensagem de vida passada pela aquela aldeia.Akira Kurosawa é considerado por muitos como um dos melhores diretores de todos os tempos, ele foi o diretor que fez com que o cinema japonês fosse reconhecido no mundo inteiro e dirigiu filmes por 50 anos. Sonhos (Yume, 1990) foi um dos últimos filmes dirigidos por Kurosawa e possui certas características que o tornam interessante de ser analisado por uma visão fenomenológico-existencial como, por exemplo: (1) é um filme constituído por oito partes, com certa independência entre si; (2) alega ser autobiográfico; (3) trata de temas como: ecologia, guerra, amor à vida, vida em sociedade, tecnologia, perda de tradições, morte, por exemplo; (4) através do choque entre a vida moderna e a mostrada no filme nos faz refletir sobre a forma como vivemos.
“Sonhos” é constituído de oito partes que tratam de temas relacionados. Nos dois primeiros sonhos o diretor aparece como uma criança que entra em contato com o desconhecido, na forma de raposas ou de pessegueiros. Nos sonhos que seguem, ele é um adulto, no terceiro sonho a natureza, na forma de tempestade de neve, é implacável. O tema tratado a seguir é a culpa e a guerra, a beleza da arte e da vida é mostrada no sonho chamado Corvos, o personagem passeia pelas obras de Van Gogh. Há dois sonhos que mostram catástrofes nucleares, a destruição da vida e de toda a natureza. O último sonho é uma reconciliação entre as formas de vida primitiva e pós-industrial.
5ª aula: foi ensinado o significado léxico de algumas palavras foi explicado o que é sinonímia: é um processo muito utilizado por falantes de uma língua. Sabe quando não queremos repetir o mesmo termo ou palavra a todo momento? Uma das maneiras de sanarmos esse problema é com uso de sinônimos. Por exemplo, se digo: “Passe um dia na minha casa.” e quiser referir-me novamente ao termo sublinhado “casa”, posso lançar mão de um sinônimo para não o ter que repetir: “Passe um dia na minha casa e verá como meu lar é aconchegante.”
Antonímia: nada mais é do que palavras que possuem significados contrários, como largo e estreito, dentro e fora, grande e pequeno. O importante, aqui, é saber que os significados são opostos, ou seja, excluem-se.
Polissemia: A polissemia é uma característica de muitas das nossas palavras, segundo a qual um mesmo vocábulo pode ter dois ou mais significados diferentes, embora quase sempre com alguma relação semântica entre si. Exemplo:
Falta uma peça a esta máquina para que ela funcione.
No próximo período escolar, a minha turma vai encenar uma peça de teatro.
Homonímia: Palavras homônimas – são as que se escrevem e pronunciam da mesma maneira, mas que têm significado e origem diferentes.
Eu rio e tu choras.
O Tejo passa em Vila Franca.
Análise
MP convoca vereadores para explicar a farra do boi com o dinheiro publico.
O contexto no qual está inserido a palavra farra trata-se de bagunça causada pelo boi. Em alguns lugares do país a farra do boi é uma festa bastante conhecida pois é quando o gado é solto e persegue alguns brincantes pela ruas causando uma enorme histeria e bagunça.
Então quando o texto fala da farra com o dinheiro publico esta se referindo à bagunça, má administração do dinheiro do povo por parte do vereadores, ou seja, nossos representantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário