terça-feira, 16 de novembro de 2010

Portifólio

Este portifólio tem como objetivo apresentar o conteúdo feito em sala de aula, na disciplina de protugues instrumental da professora Eliana dias
Aluno: Airton de Araujo Sousa
 30 de julho de 2010...

1ª Aula
 Foi realizado  um estudo da seguinte frase: “Ser homem é ser responsável. É sentir que colocando sua pedra se colabora na construção do mundo”. (Por Antoine de Saint Excupéry)consultando a opinião de cada aluno, com isso foram formados grupos para interpretar  a musica "roque roque thuba" e criar tambem  um grito de guerra.

2ª Aula

Foi apresentado a seguinte frase incompleta  "o mundo seria melhor se houvesse"...  assim cada aluno completou a frase  à sua maneira, sendo posteriormente apresentada cada frase escrita a todos.
a profª pediu que fizessemos uma pesquisa sobre  o portifólio, tambem foi comentado sobre conceitos do portifólio.

3ª Aula
Na aula de hoje foi recolhida as pesquisa sobre  o portifólio e realizada comentarios sobre  o mesmo, logo em seguida a professora  Eliana iniciou  aula sobre curriculum comentou sobre a importancia e sobre os principais erros cometidos ao confeccionar um curriculum. falou em seguida sobre  o que esse documento irá apresentar:

v   Suas Realizações;
v   Empreendimentos;
v   Habilidades;
v   Atitudes Profissionais Positivas;
v   Resultados;
v   Relacionamento Interpessoal.
v   Especificar os objetivos de forma clara;
v   Mostrar porque merece o cargo;
v   Salientar que contribuiu em todas as ex-empresas;
v   Destacar que é organizado e que possui um objetivo definido;
v   Mencionar somente os pontos positivos;
Use frases curtas, de fácil leitura e boa comunicação

 4ª aula
Hoje foi discutido e comentado sobre:
Dicas para ter uma boa linguagem:
·          Pronomes na primeira pessoa (Não use "Eu fui");
·          Artigos (Não use "Coordenei a equipe");
·          Verbos auxiliares (Não use "Estou gerenciando");
·          Verbos passivos (Não use "Projetos foram implantados");
·          Mudanças do tempo dos verbos;
·          Frases complexas;
·          Abreviações;
·          Objetivos e Advérbios (Evite usar “Muito, Belo");
·          Revisão;
 O que não deve conter no currículo
•          Não adianta colocar no currículo que você tem vários certificados. É importante ter aproveitado o curso;
•          Nunca tire fotocópia ( xérox), não datilografe; não dobre, não encardene, não faça capa;
•          Não plastifique, não coloque em envelopes coloridos que chamem atenção;
•          Jamais ultrapasse as duas páginas. Faça um currículo diferente para cada área;
•          Não mencione pretensão salarial e/ou cifras. 
•          Amplie sua vida profissional, participando de projetos especiais, estágios, trabalhos voluntários, etc.
•          Erros gramaticais, ortografia e/ou digitação;
•          Não assine seu currículo;
•          Não coloque seus documentos pessoais, eles são relevantes, apenas no processo de admissão;
Atenção!
Só coloque foto quando você apenas deixar o currículo na empresa.
Coletas de Dados
O currículo é composto por alguns dados que são imprescindíveis:
·          Dados Pessoais;
·          Objetivo;
·          Formação acadêmica;
·          Idioma;
·          Cursos Complementares;
·          Experiência Profissional.

5ª Aula
Nesta aula foi exposto através de data show  a poesia "no meio do caminho " de Carlos Drummond de Andrade e " Soneto de felicidade" de Vinícius de Moraes
 No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra   
        
 Soneto de felicidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu encanto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quanto mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
logo no final da aula a prof Eliana pediu que fizessemos uma pesquisa sobre "leitura"

6ª Aula
Na aula de hoje foi recolhida as pesquisas sobre  Leitura e realizada comentarios que serviram como ponto de partida para o inicio da aula sobre  o tema da pesquisa onde foi abordado que  ler não é simplesmente juntar palavras, ler é entender depois poder expressar aquilo que leu com suas próprias palavras é saber interpretar. foi mostrados os elementos da leitura.

7ª Aula
Hoje foi exibidotrês musicas das quais pudessemos exercitar nossa capacidade de interpretação procurando entender o que os autores expressaram com suas letras.

Gostava tanto de você
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!

Em relação a música o autor relata o sofrimento, a grande tristeza de perder sua filha em um acidente. E não teve tempo dizer o quanto a amava.

A segunda música é do Cartola chamada “a vida é um moinho”

O Mundo é Um Moinho
Composição: Cartola
Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés
A terceira musica foi do Djavan chamada “flor de lis”
Valei-me Deus, é o fim do nosso amor
Perdoa por favor, eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez, que minha ilusão
Foi dar meu coração com toda força
Pra essa moça me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz de uma flor de lis
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu
Djavan fez essa musica contando um trajedia de sua vida aonde ele teria que escolher entre sua esposa e sua filha, porém ele queria salvar  ambas, entretanto morreram as duas no parto.

8ª aula
Nesta aula foram apresentados conceitos de ortografia e expressões populares mais utilizadas:

Quem tem boca vai a Roma: o correto é quem tem boca vaia Roma.
É a cara do pai escarrado e cuspido‘: o correto é a cara do pai em Carrara esculpido (Carrara é uma cidade italiana de onde se extrai o mais nobre e caro tipo de mármore, que leva o mesmo nome da cidade).
Quem não tem cão, caça com gato: o correto é quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!
Nas coxas: as primeiras telhas usadas nas casas aqui no Brasil eram feitas de Argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido as diferentes tipos de coxas. Daí a expressão fazendo nas coxas
9ª Aula
Hoje foi exibido um video de entrevista do casal Nardone ao "Fantastico"(programa de TV") e nesta entrevista mostrava varios erros de ortografia  e gramatica na maioria das frases proferidas pelo casal, como as citas a seguir:
1.      Somos muitos apegados a família.
2.      E tudo na nossa vida.
3.      Fomos sempre zunidos.
4.      Sempre fomos famílias.
5.      Ela vai vim.
6.      Onde um ia, ia todos.
7.      Onde um tava, tava todos.
8.      Ela cativava todo mundo, onde ela chegava.
9.      Todo mundo cativava ela.
10.  Qualquer coisa que nós fomos fazer, era nós 5.
11.  Nunca foi encostado um dedo em relação a minha filha.
12.  Meus filhos pra mim é tudo na minha vida.
13.  O que mais doi e as pessoas falá que nós somos assassinos verdadeiros.
14.  A gente sabia que nós não fizemos nada.
15.  Foi momentos horríveis.
foi
f    foi solicitado pela prof Eliana que analisassemos  os erros e comenta-los

10ª Aula
Hoje inicou  a aula falando sobre colocação pronominal, o uso correto do pronome oblíquos átono nas frases como usar corretamente os termos mesóclise, ênclise e próclise. e posteriormente fomos instruidos de como confeccionar um blog para postarmos nos trabalhos e nossos porfifólios

tambem foi comentado à turma sobre a eufonia que nada mais é o Som agradável ao ouvido, elegância e suavidade na pronúncia diferente da cacofonia que são encontro ou repetição de sons que desagrada ao ouvido.
Como aula se tratava de colocação pronominal a Professora mostrou um poema de Oswaldo de Andrade chamado “Dê um cigarro” que nesse poema o autor emprega os pronomes oblíquos átonos.

11ª Aula
Na aula seguinte o assunto foi figura de linguagens.
A Professora passou uma musica chamada explode coração composta pelo Gonzaguinha e nós tínhamos que encontrar dentro dessa musica as figuras de linguagens e postar no blog que criamos:

Explode Coração

Chega de tentar dissimular
E disfarçar e esconder
O que não dá mais pra ocultar
E eu não posso mais calar
Já que o brilho desse olhar foi traidor
E entregou o que você tentou conter
O que você não quis desabafar e me cortou
Chega de temer, chorar, sofrer
Sorrir, se dar, e se perder, e se achar.
Que tudo aquilo que é viver,

Eu quero mais é me abrir
E que essa vida entre assim
Como se fosse o Sol
Desvirginando a madrugada
Quero sentir a dor dessa manhã

Nascendo, rompendo, rasgando,
E tomando meu corpo e então
Eu chorando, sofrendo, gostando, adorando
Gritando feito louco, alucinada e criança
Sentindo o meu amor se derramando.
Não dá mais pra segurar
Explode coração


 12ª Aula

Na aula seguinte o tema foi Estrangeirismo a Professora colocou uma música, a música era do cantor Zé ramalho a Professora pediu para a classe que formassem grupos e cada grupo dava sua opinião sobre a música.

Outro dia me convidaram pra ir ao Mc'Donalds comemos X burger
O salao estava, lotado fizemos os pedidos atraves de um tal de , drive tru
Os colegas percebendo a minha irritação disseram:Se tu estiver com pressa eles tem um sistema de delivery maravilhoso
Desacustumado com esse linguajar chamei os 'cabas':vamos s'imbora.
Seguimos pela avenida Henrique Shaumann, onde pude observar um outdor ,que estava escrito China in box
e uma seta indicativa parking ,nós nao paramos por lá nao.
Seguimos mais adiante avistamos um restaurante bonito e luxuoso e na porta de entrada uma luz neon piscando escrita :open.
quando olhei pro chão pude ver um capacho abandonado com a bandeira americana me convidando : welcome
ao adentrar á aquele recinto pude observar na decoraçao
e nas paredes estavam escritas assim :ice cake ,x egg , x burger e fast food.
Eu pensei comigo :Food na Bahia agente usa numa outra situação.
Do meu lado esquerdo uma garota tomava uma cerveja numa lata vermelha e azul cuja a marca era bud wicer
o camarada que lhe acompanhava com sua long neck Heineken
Do meu lado direito uma loira bonita ,peituda falava pro cabra com uma voz sensual assim :eu trabalho numa relax for men .
e ele pergunta pra ela : fica proximo do motel my flowers ?
e ela disse : nao baby , fica junto a night clube wonderful penetration
a fome aumentava juntamente com a raiva
e eu não sabia seu eu pedia um hot dog ou um simples cachorro quente
'emputecido' mais uma vez com aquela situação chamei os caboclos : vamos s'imbora
Na saída o manobrista nos recebe e nos entraga a chave do nosso possante veículo
um Fusca 68 fabricado em Volta Redonda na época do presidente Jucelino Kubitcheck
ele olha pra mim e me diz :Thank you sur and have good night
e eu usando toda minha simplicidade e educaçao que aprendi no sertão da Bahia ,eu olhei pra ele e lhe disse :
'' Vá pra puta que lhe pariu ''
Eu gostaria de falar com presidente pra cuidar melhor da gente que vive nesse país
nossa gramatica esta tão dividida tem gente falndo happy , pensando que é feliz
Acabaria com esse tal de estrangeirismo que pertuba nossa lígua e muda tudo de vez
e os mendigos que hoje vivem nas calçadas ensinaria ao brasileiro que aqui se fala o português
Sou simples ,sou composto,oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fônema sim senhor , adjetivo ,predicado , eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país com muito amor
Sou simples ,sou composto,oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fônema sim senhor , adjetivo ,predicado ,eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país sofredor
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : Fast Food , Delivery , Self Service , Hot Dog , Catchup
Eu só queria almoçar
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : Fast Food , Delivery , Self Service , Hot Dog , Catchup
Meu Deus onde é que eu vim parar
'' Oxente problem''
Aqui em baixo é a mesma música, porém com algumas palavras traduzidas...
Outro dia me convidaram pra ir ao Mc'Donalds comemos um pão com carne
O salão estava, lotado fizemos os pedidos através de um tal de , drive tru
Os colegas percebendo a minha irritação disseram: Se tu estiver com pressa eles tem um sistema de entrega a domicilio maravilhoso
Desacostumado com esse linguajar chamei os 'cabas’: vamos s'imbora.
Seguimos pela avenida Henrique Shaumann, onde pude observar um outdoor ,que estava escrito China
e uma seta indicativa estacionamento ,nós não paramos por lá não.
Seguimos mais adiante avistamos um restaurante bonito e luxuoso e na porta de entrada uma luz neon piscando escrita : aberto.
quando olhei pro chão pude ver um capacho abandonado com a bandeira americana me convidando : seja bem vindo
Ao adentrar á aquele recinto pude observar na decoração
e nas paredes estavam escritas assim : bolo gelado , pão com ovo , pão com carne e alimentos rápidos.
Eu pensei comigo : Food na Bahia agente usa numa outra situação.
Do meu lado esquerdo uma garota tomava uma cerveja numa lata vermelha e azul cuja a marca era budwicer
o camarada que lhe acompanhava com sua longneck Heineken
Do meu lado direito uma loira bonita ,peituda falava pro cabra com uma voz sensual assim :eu trabalho numa centro de relaxamento para homem .
e ele pergunta pra ela : fica próximo do motel minhas flores ?
e ela disse : não bebê , fica junto a boate.
a fome aumentava juntamente com a raiva
e eu não sabia seu eu pedia um hot Dogou um simples cachorro quente
'emputecido' mais uma vez com aquela situação chamei os caboclos : vamos s'imbora
Na saída o manobrista nos recebe e nos entrega a chave do nosso possante veículo
um Fusca 68 fabricado em Volta Redonda na época do presidente Juscelino Kubitscheck
ele olha pra mim e me diz : obrigado senhor tenha uma boa noite.
e eu usando toda minha simplicidade e educação que aprendi no sertão da Bahia ,eu olhei pra ele e lhe disse :
'' Vá pra puta que lhe pariu ''
Eu gostaria de falar com presidente pra cuidar melhor da gente que vive nesse país
nossa gramatica esta tão dividida tem gente falando happy, pensando que é feliz
Acabaria com esse tal de estrangeirismo que perturba nossa língua e muda tudo de vez
e os mendigos que hoje vivem nas calçadas ensinaria ao brasileiro que aqui se fala o português
Sou simples ,sou composto, oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fonema sim senhor , adjetivo ,predicado , eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país com muito amor
Sou simples ,sou composto, oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fonema sim senhor , adjetivo ,predicado ,eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país sofredor
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : comida rápida , entrega a domicilio , servir a si próprio, cachorro quente  , molho de tomate.
Eu só queria almoçar
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : comida rápida , entrega a domicilio , servir a si próprio, cachorro quente  , molho de tomate
Meu Deus onde é que eu vim parar
'' Oxenteproblem'
 nesta aula tambem foi exposto um histórico da lingua portuguesa

13ª Aula

13ª Aula
 Nesta aula foi exposto o conteudo e explicações sobre as cartas de comunicação e foi pedido que realizassemos uma pesquisa sobre:
·         Carta formal , Carta informal  e tambem sobre Uso da Vírgula  e como empregar corretamente o “por que, porque, por quê, porquê”
 Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário