quarta-feira, 1 de junho de 2011

PORTIFÓLIOII


Aula 1: foi desenvolvido conceitos sobre o s vocábulos que compõem uma determinada língua, onde cada região possui sua particularidade. Foi feita a interpretação de algumas palavras e a análise de  seus significados.


Relatório AtualTec

O palestrante Montanha  no dia 15, abordou assuntos a respeito das funcionalidades de um software.
 GERPRO- gerenciamento de projeto que consiste em um software desenvolvido através de um ferramenta livre para ajudar na gestão de  projetos está sendo usado em universidades e na Petrobrás. Esse software permite cadastrar seus colaboradores, agenda reuniões, analisa datas de entregas de trabalhos manda e-mails. Torna-se importante um profissional da área de ti conhecer essa ferramenta para facilitar não só quem trabalha com gestão mais também quem trabalha com desenvolvimento.
No dia 16 foi comentado sobre as vantagens e desvantagens de se regularizar a profissão de informática.
Os seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:
- Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
- Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima.
- A área deve ser Auto-Regulada.



Regionalismo

Aula 2: foi muito comenta aquestão do regionalismo pela professora Eliana.
Recebemos um texto com algumas características que puderam ser observadas das quais tinha como foco principal, a forma de falar de algumas em regiões do pais.
Foi solicitado que elaborássemos um texto que abordasse o preconceito e outras dificuldades que as pessoas que tem suas particularidades na forma de falar sofrem.

“apesar da existência de uma norma culta de lingua portuguesa, cada região brasileira possui sua particularidade na usabilidade desse idioma sofrido por influencias históricas e culturais.
Com todas essas expressões agrupadas por região, acaba por gerar preconceito e marginalização quando esses grupos encontram-se ou mais ainda quando apenas um individuo chega a uma região distinta.
Não se pode culpar ou julgar alguém por falar diferente, pois falar diferente não é falar errado e também não se pode esperar que alguém de uma cultura diferente se adapte à sua de maneira rápida.”

Nessa canção o autor tenta mostrar que a favela embora seja na opinião geral como sinônimo de violência e trafico. Na canção ele diz que nos morros também tem gente honesta, gente que trabalha, gente simples que vive tranqüilo sem ter vida de rei. Que ele já subiu muitos morros e não é bem assim como é mostrado ou como se pensa quem não conhece.

Quantos Morros Já Subi

Quantos Morros Já Subi

Fundo de Quintal

Composição : Mario Sergio/Arlindo Cruz/ Pedrinho da Flor

Quantos morros já subi desci sem ver
O que falam por aí me faz tremer
Essa gente vive assim sem reclamar
Lá ninguém é tão ruim lá também se sabe amar
Todo mundo é irmão
Todo mundo é irmão todo mundo é companheiro
lá no morro da formiga do Borel e Salgueiro
Lá tem samba pé no chão poesia verdadeira
Lá no morro da Serrinha lá no morro de Mangueira
Quantos morros...
Essa gente vive em paz essa gente faz o bem
Saja no Pau da Bandeira seja na Vila Vintém
Esse povo que a cidade chama de fora da lei
Vive com dignidade sem levar vida de rei.
Eu já vi muita alegria muita gente a sorrir
No morro do juramento pavãozinho e Tuiuti
Eu já vi felicidade muita gente ser feliz
No alto do Andaraí e no morro da Matris

Essa gente vive em paz essa gente faz o bem
Saja no Pau da Bandeira seja na Vila Vintém
Esse povo que a cidade chama de fora da lei
Vive com dignidade sem levar vida de rei.

Subi o morro que a sociedade não quer enxergar como eu enxerguei
Chacrinha Turano Rocinha e outros lugares que eu não cantei
No morro que eu pude encontrar amizade que em outros lugares que não encontrei
Vive com dignidade sem levar vida de rei.