quarta-feira, 1 de junho de 2011

PORTIFÓLIOII


Aula 1: foi desenvolvido conceitos sobre o s vocábulos que compõem uma determinada língua, onde cada região possui sua particularidade. Foi feita a interpretação de algumas palavras e a análise de  seus significados.


Relatório AtualTec

O palestrante Montanha  no dia 15, abordou assuntos a respeito das funcionalidades de um software.
 GERPRO- gerenciamento de projeto que consiste em um software desenvolvido através de um ferramenta livre para ajudar na gestão de  projetos está sendo usado em universidades e na Petrobrás. Esse software permite cadastrar seus colaboradores, agenda reuniões, analisa datas de entregas de trabalhos manda e-mails. Torna-se importante um profissional da área de ti conhecer essa ferramenta para facilitar não só quem trabalha com gestão mais também quem trabalha com desenvolvimento.
No dia 16 foi comentado sobre as vantagens e desvantagens de se regularizar a profissão de informática.
Os seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:
- Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
- Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima.
- A área deve ser Auto-Regulada.



Regionalismo

Aula 2: foi muito comenta aquestão do regionalismo pela professora Eliana.
Recebemos um texto com algumas características que puderam ser observadas das quais tinha como foco principal, a forma de falar de algumas em regiões do pais.
Foi solicitado que elaborássemos um texto que abordasse o preconceito e outras dificuldades que as pessoas que tem suas particularidades na forma de falar sofrem.

“apesar da existência de uma norma culta de lingua portuguesa, cada região brasileira possui sua particularidade na usabilidade desse idioma sofrido por influencias históricas e culturais.
Com todas essas expressões agrupadas por região, acaba por gerar preconceito e marginalização quando esses grupos encontram-se ou mais ainda quando apenas um individuo chega a uma região distinta.
Não se pode culpar ou julgar alguém por falar diferente, pois falar diferente não é falar errado e também não se pode esperar que alguém de uma cultura diferente se adapte à sua de maneira rápida.”

Nessa canção o autor tenta mostrar que a favela embora seja na opinião geral como sinônimo de violência e trafico. Na canção ele diz que nos morros também tem gente honesta, gente que trabalha, gente simples que vive tranqüilo sem ter vida de rei. Que ele já subiu muitos morros e não é bem assim como é mostrado ou como se pensa quem não conhece.

Quantos Morros Já Subi

Quantos Morros Já Subi

Fundo de Quintal

Composição : Mario Sergio/Arlindo Cruz/ Pedrinho da Flor

Quantos morros já subi desci sem ver
O que falam por aí me faz tremer
Essa gente vive assim sem reclamar
Lá ninguém é tão ruim lá também se sabe amar
Todo mundo é irmão
Todo mundo é irmão todo mundo é companheiro
lá no morro da formiga do Borel e Salgueiro
Lá tem samba pé no chão poesia verdadeira
Lá no morro da Serrinha lá no morro de Mangueira
Quantos morros...
Essa gente vive em paz essa gente faz o bem
Saja no Pau da Bandeira seja na Vila Vintém
Esse povo que a cidade chama de fora da lei
Vive com dignidade sem levar vida de rei.
Eu já vi muita alegria muita gente a sorrir
No morro do juramento pavãozinho e Tuiuti
Eu já vi felicidade muita gente ser feliz
No alto do Andaraí e no morro da Matris

Essa gente vive em paz essa gente faz o bem
Saja no Pau da Bandeira seja na Vila Vintém
Esse povo que a cidade chama de fora da lei
Vive com dignidade sem levar vida de rei.

Subi o morro que a sociedade não quer enxergar como eu enxerguei
Chacrinha Turano Rocinha e outros lugares que eu não cantei
No morro que eu pude encontrar amizade que em outros lugares que não encontrei
Vive com dignidade sem levar vida de rei.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Portifólio 2º Semestre- Português Instrumental




1ª Aula: foi iniciada relatando os diversas formas de comunicar, ou seja, diversos tipos de linguagem: gestual, verbal, escrita, visual. Foi dada ênfase principalmente a linguagem corporal sendo citados vários exemplos de como o corpo fala. Foi comentado sobre algumas questões: como gestos influenciam no comportamento e personalidade?

Que a forma de andar e movimentar se reflete diretamente na personalidade das pessoas ou que se sente no momento.
Dê alguns exemplos de gestos e explicar que comportamento eles possuem.
Ficar pálido com olhos arregalados e tremendo --- medo
Ficar agitado coçando a cabeça – preocupado
Ficar olhando para baixo peito para dentro --- deprimido.

Foi solicitado pela professora Eliana uma pesquisa sobre as meninas lobas da índia e o menino lobo.


AMALA E KAMALA: AS MENINAS LOBO
Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família(?) de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.
Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos.
Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativa e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.
Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinqüenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outra com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples”.


MENINO LOBO DA RÚSSIA
Os médicos que atenderam o menino disseram chocados que ele foi encontrado vivendo em uma alcatéia nas remotas florestas de Kalunga – região central da Russia.
O porta-voz da polícia afirmou que “ele é claramente perigoso para outras pessoas”. Segundo o porta-voz, o menino “tem hábitos exatamente iguais aos dos lobos com os quais convive, porque ele tem dentes longos e afiados e pode dilacerar uma pessoa com dentadas”.
Acredita-se que o menino tenha aproximadamente dez anos de idade, mas segundo os testes que foram feitos no dia de sua captura indicam que ele tenha bem mais. O menino parecia ser inteligente, mas não sabe falar russo nem outra linguagem qualquer. Isso levou os pesquisadores a suporem que ele esteve vagando pelas florestas vivendo como um animal por muitos anos.
Casos deste tipo não são incomuns. Na própria Russia existem casos de crianças “mowgli” abandonadas por seus pais que são adotadas como filhotes por lobas e passam a integrar a alcatéia.
O menino se movia com as pernas flexionadas (de 4). De acordo com Tvoi Den “ele estava correndo de 4 com os animais e procurando por comida”.
Os moradores de vilarejos do interior nas proximidades do local encontraram a ” criatura selvagem” em um abrigo feito de folhas e gravetos num local com temperaturas congelantes. Eles disseram a policia que o garoto se chama Lyokha, mas este é um nome que eles deram para o garoto e não seu nome real, que ainda é desconhecido.
“Ele estava sujo, com fome e parecia ter tido um dia bem duro” disse o porta-voz da polícia. “Por isso o trouxemos para a clínica em Moscou”.
“Foi simplesmente inacreditável. Ele não reagia quando nós o chamávamos”. Os médicos deram-lhe roupas e disseram que ele abaixou-se de 4 e passeou pelo seu quarto, saltando sobre seu alimento, e devorando tudo com sofreguidão, tal qual um animal e suas unhas em seus pés pareciam-se com garras.
Após 24 horas, o menino lobo enganou a segurança da clínica e escapou. Ele está agora a sendo caçado na região de Moscou.
“Nós nem sequer conseguimos completar os exames médicos. Nós só conseguimos dar-lhe um banho, cortamos suas unhas e tiramos um pouco de sangue para outros testes”, disse um médico.
“É bem possível que ele seja perigoso por seus problemas psicológicos, mas também é uma fonte potencial de vírus e infecções.”


2ª aula: foi comentado sobre o comportamento das pessoa que passaram por essa experiência e que na sua maioria não sobreviveram, foram discutidas essas possíveis razões dentre as quais a mais importante é o fator social: o ser humano é um ser social. Essas pessoas encontravam-se tão adaptadas ao ambiente que viviam que ao ser retirado de seu lar chocaram a muitos com o seu comportamento mais próximos a animais do que a humanos comuns, e com o processo de resocialização não suportaram as diferenças e faleceram. Ainda nesta aula foi abordado conceitos de neurolinguistica que com palavras simples se trata de uma ciência nova que estuda como o bom uso das palavras podem influenciar no comportamento das pessoas. E para complementar os casos citados anteriormente a professora Eliana pediu que fosse feita outra pesquisa, agora sobre o enigma de kaspar hauser.


A HISTÓRIA DE KASPAR HAUSER
O menino Kaspar Hauser apareceu pela primeira vez numa praça de Nuremberg, em maio de 1828. Era um estranho: ninguém sabia quem era ou de onde vinha. Trazia uma carta de apresentação anônima para o capitão da cavalaria local, contando que fora criado sem nenhum contato humano, em um porão, desde o nascimento até aquela idade (provavelmente 15 ou 16 anos) e pedindo que fizessem dele um cavaleiro como fora seu pai.
Ficou-se sabendo mais tarde (quando K. Hauser aprendeu a falar) que uma pessoa, que ele não conheceu, tratava dele enquanto esteve isolado, deixando-lhe alimentos enquanto ele dormia.
Acolhido na casa de um professor que se ocupou de iniciar sua socialização, é assassinado em 1833 (o filme de Werner Herzog sugere que K. Hauser foi assassinado pelo próprio pai).
Quando apareceu em Nuremberg, o garoto não entendia nada do que lhe diziam; sabia falar apenas uma frase: "quero ser cavaleiro" e não sabia andar direito. Parecia um menino dentro de um corpo adolescente. Seu comportamento estranho para os padrões sócio-culturais estabelecidos, causava um misto de espanto e interesse. Era visto como um "garoto selvagem," apesar de demonstrar ser dócil, simples e gentil. Possuía algumas habilidades peculiares interessantes, descritas tanto no filme de Herzog, quanto na obra de Masson: conseguia enxergar muito longe, no escuro, e sabia tratar os animais, principalmente os pássaros. Ao mesmo tempo tinha medo de galinhas e fugia delas aterrorizado. Numa das cenas, atraído pela chama de uma vela, colocava seu dedo no fogo e, ao sentir dor, aprende que a chama queima.
Graças à sua curiosidade infantil e memória notável, aprendeu várias coisas muito depressa.
Kaspar Hauser tornou-se uma espécie de atração por sua história de vida diferente. Todas as pessoas da cidade queriam vê-lo. O filme de Herzog mostra, em uma das cenas, K. Hauser junto com outros indivíduos, tidos como anormais (um anão, um índio e uma criança autista), em exposição num circo.
Um ano depois de ter chegado a Nuremberg, foi ferido e recebeu um grande corte na fronte. Em dezembro de 1833, recebeu outro ferimento que lhe seria fatal. Herzog sugere, em seu filme, que os dois ferimentos sofridos por K. tentativas de assassiná-lo. Masson diz, em seu livro, que em dezembro de 1833, K. Hauser foi atraído para uma emboscada, com a promessa de receber informações sobre seu nascimento. No local, em vez disso, recebeu uma facada no peito, morrendo três dias depois.
Muitas foram as hipóteses levantadas para explicar o fato de Kaspar Hauser ter sido criado no isolamento. Dentre essas hipóteses há duas explicações principais:
· a primeira diz que Kaspar Hauser seria um mendigo espertalhão que fingia ser pobre de espírito para atrair a simpatia alheia. Dentro dessa visão, ele próprio teria se ferido para atrair mais atenção, ao perceber que o interesse dos outros por sua figura estava diminuindo.
· a segunda explicação trabalha com a hipótese de que Kaspar Hauser seria neto de Napoleão Bonaparte.
O livro de Masson (1997) oferece documentação variada sobre esta segunda hipótese, argumentando que a filha adotiva de Napoleão, Stéphanie de Beauharnais, tinha-se casado com Karl, duque de Baden e, em 1812, ambos tiveram um filho a quem ela teria dado o nome de Gaspard. No entanto, Luise, a madrasta de Karl, segunda mulher de seu pai, querendo garantir para seu próprio filho a herança do trono de Baden, trocou o filho de Karl e Stéphanie por uma criança doente que morreu logo depois.
O herdeiro saudável foi posto a pão e água em um calabouço, atendido por um homem cujo rosto ele nunca via. Passava seu tempo dormindo ou brincando com um cavalinho de pau. Quando chegou perto da adolescência, o homem que cuidava dele levou-o para Nuremberg.
A fama que começou a granjear preocupou os conspiradores, a tal ponto, que recrutaram um inglês, o Conde de Stanhope, para aproximar-se do garoto, fingindo ser um amigo que queria protegê-lo. Segundo Masson, teria sido Stanhope o responsável pelas duas tentativas de assassinar Kaspar Hauser; na verdade, o crime nunca foi esclarecido.
Porém, a tese de Masson de que Kaspar Hauser seria um príncipe perdido foi refutada por um exame de DNA, cujo resultado, revelado em abril de 1997, na Alemanha, mostra que Kaspar Hauser não era herdeiro do trono de Baden, como se acreditava.2
Dois institutos forenses da Alemanha compararam restos de sangue achados na roupa de Kaspar Hauser com o sangue de duas mulheres da dinastia de Baden, ainda vivas. Ficou provado, então, que Kaspar Hauser não pertencia a essa linhagem - e o enigma foi retomado.



3ª aula: foi ensinado sobre os conceitos e principais características e diferenças entre resumo e resenha. E foi mostrado dois vídeos que comentavam sobre a motivação e a vontade de chegar a um objetivo.


RESENHA
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
Toda resenha deve conter uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação das principais idéias do autor;
- deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista;
- deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no item acima.


Exigências de forma
- deve ser pequena, ocupando geralmente até três laudas de papel A4 com espaçamento duplo;
- texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo);
- deve sempre indicar a obra que está sendo resenhada.

Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos. Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.

RESUMO
Resumo nada mais é do que um texto reduzido a seus tópicos principais, sem a presença de comentários ou julgamentos. Um resumo não é uma crítica, assim como a resenha o é; o objetivo do resumo é informar sobre o que é mais importante em determinado texto.
resumir um texto significa condensá-lo a sua estrutura essencial sem perder de vista três elementos:
- As partes essenciais do texto;
- A progressão em que elas aparecem no texto;
- A correlação entre cada uma das partes.

Se o texto que estamos resumindo for do tipo narrativo, devemos prestar atenção aos elementos de causa e sequências de tempo; se for descritivo, nos aspectos visuais e espaciais; caso o texto for dissertativo, é bom cuidar da organização e construção das idéias.
Ainda nesta aula para exercitarmos o conhecimento sobre resenha, assistimos dois vídeos que falavam de motivação e resenharemos sobre eles.

vídeo-clip da música Segredos do Frejah
O vídeo clip mostra o personagem animado frejah que interpreta a música segredos, buscando de todas as formas encontrar um amor que ele ainda não encontrou um que seja mais que os amores passados e para isso o mesmo inicia seu planejamento em direção a Lua para alcançar o que deseja e depois de passar por muitos planejamentos , estudos , por muitas falhas e erros finalmente consegue chegar ao objetivo,mais não se sentindo satisfeito volta a planejar o seu retorno a terra. O Autor nos passa mostrar a odisséia do ser humano quando quer chegar ao seu objetivo, e até chegar ao que almeja encontra muitos obstáculos, muitas falhas e como a exemplo da personagem não se pode desistir, deve-se continuar planejando melhores maneiras de chegar até o objetivo final. O que não acontece com todos, muitos ficam pelo meio do caminho outros nem sequer dão inicio os seus planos. E no final do vídeo-clip é mostrado também que muitas vezes ao chegar ao que se acredita ser o ponto de chegada, na verdade é apenas o ponto de partida. Pois nunca estamos contente com nossas conquistas e sempre queremos mais.
Airton de Araújo Sousa – 2SIVA- Português Instrumental.



vídeo 2- Extraterrestres
Este vídeo mostra uma animação de alguns extraterrestres que tentam de várias formas se comunicar com os seres humanos para isso eles estabelecem todo um planejamento e estudo do que eles entendem ser a cultura humana. Quando chegam ao planeta terra encontram diversas dificuldades e logo são ignorados pelos humanos, retornando ao seu planeta natal restabelecem uma nova estratégia. Objetivo do autor foi passar mensagem de que assim como os extraterrestres mostrado no vídeo nós também temos objetivos e para alcançá-los deveremos ter uma estratégia e um plano de ação adquirido através de um estudo. E que muitas vezes com todo esse aparato de informações não é suficiente para chegarmos ao que almejamos. Mostra também que não podemos desistir de nossos objetivos que nem sempre é tão fácil, mas, se de uma forma não estar dando certo, mudaremos a estratégia até conseguir o esperado, e devendo para isso se flexível às nossas convicções e humildes para entender que estamos no caminho contrário e que deveremos mudar nosso foco na direção certa, mesmo que para isso tenhamos que enfrentar obstáculos e dificuldades que de início pareça maiores que nós.

Airton de Araújo Sousa – 2SIVA- Português Instrumental.



4ª Aula: a professora pediu as resenhas dos vídeos e mostrou mais dois vídeos para exercitarmos ainda mais a resenha.



Aldeia dos moinhos d’água- sonhos de Akira
Esse vídeo mostra uma aldeia cujos seus moradores vivem de acordo direto com a natureza sem necessitarem de tecnologias modernas como luz, internet, veículos motorizados e etc... nessa aldeia os costumes e as pessoas são respeitados. Um viajante ao conversar com um morador lhe é explicado porque a natureza é importante e respeitá-la faz parte de nossas vida, o viajante fica admirado pois em um lugar tão simples e paradisíaco algumas regras básicas de convivencia e respeito são tão bem executadas e no seu mundo moderno são tão dificieis de serem aplicadas. Outro ponto marcante é a passagem de conhecimento e de costumes de geração a geração e a celebração da morte,pois para aqueles aldeões morrer velho é sinal de alegria e no seu funeral é comemorado e agradecido tal alegria. O viajante segue seu cominho mais entende a mensagem de vida passada pela aquela aldeia.


Akira Kurosawa é considerado por muitos como um dos melhores diretores de todos os tempos, ele foi o diretor que fez com que o cinema japonês fosse reconhecido no mundo inteiro e dirigiu filmes por 50 anos. Sonhos (Yume, 1990) foi um dos últimos filmes dirigidos por Kurosawa e possui certas características que o tornam interessante de ser analisado por uma visão fenomenológico-existencial como, por exemplo: (1) é um filme constituído por oito partes, com certa independência entre si; (2) alega ser autobiográfico; (3) trata de temas como: ecologia, guerra, amor à vida, vida em sociedade, tecnologia, perda de tradições, morte, por exemplo; (4) através do choque entre a vida moderna e a mostrada no filme nos faz refletir sobre a forma como vivemos.
“Sonhos” é constituído de oito partes que tratam de temas relacionados. Nos dois primeiros sonhos o diretor aparece como uma criança que entra em contato com o desconhecido, na forma de raposas ou de pessegueiros. Nos sonhos que seguem, ele é um adulto, no terceiro sonho a natureza, na forma de tempestade de neve, é implacável. O tema tratado a seguir é a culpa e a guerra, a beleza da arte e da vida é mostrada no sonho chamado Corvos, o personagem passeia pelas obras de Van Gogh. Há dois sonhos que mostram catástrofes nucleares, a destruição da vida e de toda a natureza. O último sonho é uma reconciliação entre as formas de vida primitiva e pós-industrial.



5ª aula: foi ensinado o significado léxico de algumas palavras foi explicado o que é sinonímia: é um processo muito utilizado por falantes de uma língua. Sabe quando não queremos repetir o mesmo termo ou palavra a todo momento? Uma das maneiras de sanarmos esse problema é com uso de sinônimos. Por exemplo, se digo: “Passe um dia na minha casa.” e quiser referir-me novamente ao termo sublinhado “casa”, posso lançar mão de um sinônimo para não o ter que repetir: “Passe um dia na minha casa e verá como meu lar é aconchegante.”
Antonímia: nada mais é do que palavras que possuem significados contrários, como largo e estreito, dentro e fora, grande e pequeno. O importante, aqui, é saber que os significados são opostos, ou seja, excluem-se.
Polissemia: A polissemia é uma característica de muitas das nossas palavras, segundo a qual um mesmo vocábulo pode ter dois ou mais significados diferentes, embora quase sempre com alguma relação semântica entre si. Exemplo:
Falta uma peça a esta máquina para que ela funcione.
No próximo período escolar, a minha turma vai encenar uma peça de teatro.
Homonímia: Palavras homônimas – são as que se escrevem e pronunciam da mesma maneira, mas que têm significado e origem diferentes.
Eu rio e tu choras.
O Tejo passa em Vila Franca.


Análise

MP convoca vereadores para explicar a farra do boi com o dinheiro publico.

O contexto no qual está inserido a palavra farra trata-se de bagunça causada pelo boi. Em alguns lugares do país a farra do boi é uma festa bastante conhecida pois é quando o gado é solto e persegue alguns brincantes pela ruas causando uma enorme histeria e bagunça.

Então quando o texto fala da farra com o dinheiro publico esta se referindo à bagunça, má administração do dinheiro do povo por parte do vereadores, ou seja, nossos representantes.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Portifólio

Este portifólio tem como objetivo apresentar o conteúdo feito em sala de aula, na disciplina de protugues instrumental da professora Eliana dias
Aluno: Airton de Araujo Sousa
 30 de julho de 2010...

1ª Aula
 Foi realizado  um estudo da seguinte frase: “Ser homem é ser responsável. É sentir que colocando sua pedra se colabora na construção do mundo”. (Por Antoine de Saint Excupéry)consultando a opinião de cada aluno, com isso foram formados grupos para interpretar  a musica "roque roque thuba" e criar tambem  um grito de guerra.

2ª Aula

Foi apresentado a seguinte frase incompleta  "o mundo seria melhor se houvesse"...  assim cada aluno completou a frase  à sua maneira, sendo posteriormente apresentada cada frase escrita a todos.
a profª pediu que fizessemos uma pesquisa sobre  o portifólio, tambem foi comentado sobre conceitos do portifólio.

3ª Aula
Na aula de hoje foi recolhida as pesquisa sobre  o portifólio e realizada comentarios sobre  o mesmo, logo em seguida a professora  Eliana iniciou  aula sobre curriculum comentou sobre a importancia e sobre os principais erros cometidos ao confeccionar um curriculum. falou em seguida sobre  o que esse documento irá apresentar:

v   Suas Realizações;
v   Empreendimentos;
v   Habilidades;
v   Atitudes Profissionais Positivas;
v   Resultados;
v   Relacionamento Interpessoal.
v   Especificar os objetivos de forma clara;
v   Mostrar porque merece o cargo;
v   Salientar que contribuiu em todas as ex-empresas;
v   Destacar que é organizado e que possui um objetivo definido;
v   Mencionar somente os pontos positivos;
Use frases curtas, de fácil leitura e boa comunicação

 4ª aula
Hoje foi discutido e comentado sobre:
Dicas para ter uma boa linguagem:
·          Pronomes na primeira pessoa (Não use "Eu fui");
·          Artigos (Não use "Coordenei a equipe");
·          Verbos auxiliares (Não use "Estou gerenciando");
·          Verbos passivos (Não use "Projetos foram implantados");
·          Mudanças do tempo dos verbos;
·          Frases complexas;
·          Abreviações;
·          Objetivos e Advérbios (Evite usar “Muito, Belo");
·          Revisão;
 O que não deve conter no currículo
•          Não adianta colocar no currículo que você tem vários certificados. É importante ter aproveitado o curso;
•          Nunca tire fotocópia ( xérox), não datilografe; não dobre, não encardene, não faça capa;
•          Não plastifique, não coloque em envelopes coloridos que chamem atenção;
•          Jamais ultrapasse as duas páginas. Faça um currículo diferente para cada área;
•          Não mencione pretensão salarial e/ou cifras. 
•          Amplie sua vida profissional, participando de projetos especiais, estágios, trabalhos voluntários, etc.
•          Erros gramaticais, ortografia e/ou digitação;
•          Não assine seu currículo;
•          Não coloque seus documentos pessoais, eles são relevantes, apenas no processo de admissão;
Atenção!
Só coloque foto quando você apenas deixar o currículo na empresa.
Coletas de Dados
O currículo é composto por alguns dados que são imprescindíveis:
·          Dados Pessoais;
·          Objetivo;
·          Formação acadêmica;
·          Idioma;
·          Cursos Complementares;
·          Experiência Profissional.

5ª Aula
Nesta aula foi exposto através de data show  a poesia "no meio do caminho " de Carlos Drummond de Andrade e " Soneto de felicidade" de Vinícius de Moraes
 No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra   
        
 Soneto de felicidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu encanto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quanto mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
logo no final da aula a prof Eliana pediu que fizessemos uma pesquisa sobre "leitura"

6ª Aula
Na aula de hoje foi recolhida as pesquisas sobre  Leitura e realizada comentarios que serviram como ponto de partida para o inicio da aula sobre  o tema da pesquisa onde foi abordado que  ler não é simplesmente juntar palavras, ler é entender depois poder expressar aquilo que leu com suas próprias palavras é saber interpretar. foi mostrados os elementos da leitura.

7ª Aula
Hoje foi exibidotrês musicas das quais pudessemos exercitar nossa capacidade de interpretação procurando entender o que os autores expressaram com suas letras.

Gostava tanto de você
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...
E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!
Eu gostava tanto de você!

Em relação a música o autor relata o sofrimento, a grande tristeza de perder sua filha em um acidente. E não teve tempo dizer o quanto a amava.

A segunda música é do Cartola chamada “a vida é um moinho”

O Mundo é Um Moinho
Composição: Cartola
Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés
A terceira musica foi do Djavan chamada “flor de lis”
Valei-me Deus, é o fim do nosso amor
Perdoa por favor, eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez, que minha ilusão
Foi dar meu coração com toda força
Pra essa moça me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz de uma flor de lis
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu
Djavan fez essa musica contando um trajedia de sua vida aonde ele teria que escolher entre sua esposa e sua filha, porém ele queria salvar  ambas, entretanto morreram as duas no parto.

8ª aula
Nesta aula foram apresentados conceitos de ortografia e expressões populares mais utilizadas:

Quem tem boca vai a Roma: o correto é quem tem boca vaia Roma.
É a cara do pai escarrado e cuspido‘: o correto é a cara do pai em Carrara esculpido (Carrara é uma cidade italiana de onde se extrai o mais nobre e caro tipo de mármore, que leva o mesmo nome da cidade).
Quem não tem cão, caça com gato: o correto é quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!
Nas coxas: as primeiras telhas usadas nas casas aqui no Brasil eram feitas de Argila, que eram moldadas nas coxas dos escravos que vieram da África. Como os escravos variavam de tamanho e porte físico, as telhas ficavam todas desiguais devido as diferentes tipos de coxas. Daí a expressão fazendo nas coxas
9ª Aula
Hoje foi exibido um video de entrevista do casal Nardone ao "Fantastico"(programa de TV") e nesta entrevista mostrava varios erros de ortografia  e gramatica na maioria das frases proferidas pelo casal, como as citas a seguir:
1.      Somos muitos apegados a família.
2.      E tudo na nossa vida.
3.      Fomos sempre zunidos.
4.      Sempre fomos famílias.
5.      Ela vai vim.
6.      Onde um ia, ia todos.
7.      Onde um tava, tava todos.
8.      Ela cativava todo mundo, onde ela chegava.
9.      Todo mundo cativava ela.
10.  Qualquer coisa que nós fomos fazer, era nós 5.
11.  Nunca foi encostado um dedo em relação a minha filha.
12.  Meus filhos pra mim é tudo na minha vida.
13.  O que mais doi e as pessoas falá que nós somos assassinos verdadeiros.
14.  A gente sabia que nós não fizemos nada.
15.  Foi momentos horríveis.
foi
f    foi solicitado pela prof Eliana que analisassemos  os erros e comenta-los

10ª Aula
Hoje inicou  a aula falando sobre colocação pronominal, o uso correto do pronome oblíquos átono nas frases como usar corretamente os termos mesóclise, ênclise e próclise. e posteriormente fomos instruidos de como confeccionar um blog para postarmos nos trabalhos e nossos porfifólios

tambem foi comentado à turma sobre a eufonia que nada mais é o Som agradável ao ouvido, elegância e suavidade na pronúncia diferente da cacofonia que são encontro ou repetição de sons que desagrada ao ouvido.
Como aula se tratava de colocação pronominal a Professora mostrou um poema de Oswaldo de Andrade chamado “Dê um cigarro” que nesse poema o autor emprega os pronomes oblíquos átonos.

11ª Aula
Na aula seguinte o assunto foi figura de linguagens.
A Professora passou uma musica chamada explode coração composta pelo Gonzaguinha e nós tínhamos que encontrar dentro dessa musica as figuras de linguagens e postar no blog que criamos:

Explode Coração

Chega de tentar dissimular
E disfarçar e esconder
O que não dá mais pra ocultar
E eu não posso mais calar
Já que o brilho desse olhar foi traidor
E entregou o que você tentou conter
O que você não quis desabafar e me cortou
Chega de temer, chorar, sofrer
Sorrir, se dar, e se perder, e se achar.
Que tudo aquilo que é viver,

Eu quero mais é me abrir
E que essa vida entre assim
Como se fosse o Sol
Desvirginando a madrugada
Quero sentir a dor dessa manhã

Nascendo, rompendo, rasgando,
E tomando meu corpo e então
Eu chorando, sofrendo, gostando, adorando
Gritando feito louco, alucinada e criança
Sentindo o meu amor se derramando.
Não dá mais pra segurar
Explode coração


 12ª Aula

Na aula seguinte o tema foi Estrangeirismo a Professora colocou uma música, a música era do cantor Zé ramalho a Professora pediu para a classe que formassem grupos e cada grupo dava sua opinião sobre a música.

Outro dia me convidaram pra ir ao Mc'Donalds comemos X burger
O salao estava, lotado fizemos os pedidos atraves de um tal de , drive tru
Os colegas percebendo a minha irritação disseram:Se tu estiver com pressa eles tem um sistema de delivery maravilhoso
Desacustumado com esse linguajar chamei os 'cabas':vamos s'imbora.
Seguimos pela avenida Henrique Shaumann, onde pude observar um outdor ,que estava escrito China in box
e uma seta indicativa parking ,nós nao paramos por lá nao.
Seguimos mais adiante avistamos um restaurante bonito e luxuoso e na porta de entrada uma luz neon piscando escrita :open.
quando olhei pro chão pude ver um capacho abandonado com a bandeira americana me convidando : welcome
ao adentrar á aquele recinto pude observar na decoraçao
e nas paredes estavam escritas assim :ice cake ,x egg , x burger e fast food.
Eu pensei comigo :Food na Bahia agente usa numa outra situação.
Do meu lado esquerdo uma garota tomava uma cerveja numa lata vermelha e azul cuja a marca era bud wicer
o camarada que lhe acompanhava com sua long neck Heineken
Do meu lado direito uma loira bonita ,peituda falava pro cabra com uma voz sensual assim :eu trabalho numa relax for men .
e ele pergunta pra ela : fica proximo do motel my flowers ?
e ela disse : nao baby , fica junto a night clube wonderful penetration
a fome aumentava juntamente com a raiva
e eu não sabia seu eu pedia um hot dog ou um simples cachorro quente
'emputecido' mais uma vez com aquela situação chamei os caboclos : vamos s'imbora
Na saída o manobrista nos recebe e nos entraga a chave do nosso possante veículo
um Fusca 68 fabricado em Volta Redonda na época do presidente Jucelino Kubitcheck
ele olha pra mim e me diz :Thank you sur and have good night
e eu usando toda minha simplicidade e educaçao que aprendi no sertão da Bahia ,eu olhei pra ele e lhe disse :
'' Vá pra puta que lhe pariu ''
Eu gostaria de falar com presidente pra cuidar melhor da gente que vive nesse país
nossa gramatica esta tão dividida tem gente falndo happy , pensando que é feliz
Acabaria com esse tal de estrangeirismo que pertuba nossa lígua e muda tudo de vez
e os mendigos que hoje vivem nas calçadas ensinaria ao brasileiro que aqui se fala o português
Sou simples ,sou composto,oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fônema sim senhor , adjetivo ,predicado , eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país com muito amor
Sou simples ,sou composto,oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fônema sim senhor , adjetivo ,predicado ,eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país sofredor
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : Fast Food , Delivery , Self Service , Hot Dog , Catchup
Eu só queria almoçar
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : Fast Food , Delivery , Self Service , Hot Dog , Catchup
Meu Deus onde é que eu vim parar
'' Oxente problem''
Aqui em baixo é a mesma música, porém com algumas palavras traduzidas...
Outro dia me convidaram pra ir ao Mc'Donalds comemos um pão com carne
O salão estava, lotado fizemos os pedidos através de um tal de , drive tru
Os colegas percebendo a minha irritação disseram: Se tu estiver com pressa eles tem um sistema de entrega a domicilio maravilhoso
Desacostumado com esse linguajar chamei os 'cabas’: vamos s'imbora.
Seguimos pela avenida Henrique Shaumann, onde pude observar um outdoor ,que estava escrito China
e uma seta indicativa estacionamento ,nós não paramos por lá não.
Seguimos mais adiante avistamos um restaurante bonito e luxuoso e na porta de entrada uma luz neon piscando escrita : aberto.
quando olhei pro chão pude ver um capacho abandonado com a bandeira americana me convidando : seja bem vindo
Ao adentrar á aquele recinto pude observar na decoração
e nas paredes estavam escritas assim : bolo gelado , pão com ovo , pão com carne e alimentos rápidos.
Eu pensei comigo : Food na Bahia agente usa numa outra situação.
Do meu lado esquerdo uma garota tomava uma cerveja numa lata vermelha e azul cuja a marca era budwicer
o camarada que lhe acompanhava com sua longneck Heineken
Do meu lado direito uma loira bonita ,peituda falava pro cabra com uma voz sensual assim :eu trabalho numa centro de relaxamento para homem .
e ele pergunta pra ela : fica próximo do motel minhas flores ?
e ela disse : não bebê , fica junto a boate.
a fome aumentava juntamente com a raiva
e eu não sabia seu eu pedia um hot Dogou um simples cachorro quente
'emputecido' mais uma vez com aquela situação chamei os caboclos : vamos s'imbora
Na saída o manobrista nos recebe e nos entrega a chave do nosso possante veículo
um Fusca 68 fabricado em Volta Redonda na época do presidente Juscelino Kubitscheck
ele olha pra mim e me diz : obrigado senhor tenha uma boa noite.
e eu usando toda minha simplicidade e educação que aprendi no sertão da Bahia ,eu olhei pra ele e lhe disse :
'' Vá pra puta que lhe pariu ''
Eu gostaria de falar com presidente pra cuidar melhor da gente que vive nesse país
nossa gramatica esta tão dividida tem gente falando happy, pensando que é feliz
Acabaria com esse tal de estrangeirismo que perturba nossa língua e muda tudo de vez
e os mendigos que hoje vivem nas calçadas ensinaria ao brasileiro que aqui se fala o português
Sou simples ,sou composto, oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fonema sim senhor , adjetivo ,predicado , eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país com muito amor
Sou simples ,sou composto, oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio ,fonema sim senhor , adjetivo ,predicado ,eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país sofredor
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : comida rápida , entrega a domicilio , servir a si próprio, cachorro quente  , molho de tomate.
Eu só queria almoçar
Lá no centro da cidade quase que morri de fome
tanta coisa ,tanto nome sem eu saber pronunciar é : comida rápida , entrega a domicilio , servir a si próprio, cachorro quente  , molho de tomate
Meu Deus onde é que eu vim parar
'' Oxenteproblem'
 nesta aula tambem foi exposto um histórico da lingua portuguesa

13ª Aula

13ª Aula
 Nesta aula foi exposto o conteudo e explicações sobre as cartas de comunicação e foi pedido que realizassemos uma pesquisa sobre:
·         Carta formal , Carta informal  e tambem sobre Uso da Vírgula  e como empregar corretamente o “por que, porque, por quê, porquê”
 Fim